Existem vários tipos de graxa para o setor industrial – e cada um é designado para uma função especial. Em ambientes corrosivos e de alta periculosidade, a história não é diferente, especialmente quando se trata de sistemas de lubrificação e distribuição em motores e maquinários complexos. Você sabe, por exemplo, qual é a melhor graxa para altas temperaturas?
É disso que falaremos hoje – então venha conosco.
Leia também: Como escolher um bom óleo para o redutor industrial
A melhor graxa para altas temperaturas
A escolha da melhor graxa para altas temperaturas depende das condições específicas de operação, tais como:
- o tipo de carga;
- a faixa de temperatura;
- e a exposição a fatores ambientais (como umidade ou agentes corrosivos).
Dito isso, as graxas sintéticas são amplamente reconhecidas por seu desempenho superior em condições extremas de calor. Veja alguns exemplos a seguir:
- Graxa de Poliureia: Excelente estabilidade térmica e mecânica, adequada para temperaturas elevadas (geralmente acima de 150°C), onga vida útil, resistência ao cisalhamento e à oxidação. É ideal para rolamentos de motores elétricos, sistemas de aquecimento e aplicações automotivas.
- Graxa à base de Silicone: Excepcional estabilidade térmica, com operação confiável em uma ampla faixa de temperaturas (até 250°C ou mais). Por ter resistência química, baixo atrito e durabilidade em ambientes corrosivos, pode ser usada em componentes sensíveis ao calor, como válvulas de alta pressão e sistemas de freios.
- Graxa à base de Ésteres Sintéticos: Tem alto desempenho em condições extremas de calor – com excelente resistência à oxidação e estabilidade química – e baixa evaporação, bem como lubrificação confiável em temperaturas que excedem 200°C. Ideal para equipamentos industriais em ambientes corrosivos ou de altas temperaturas, como fornos e turbinas.
- Graxa com Espessantes de Lítio Complexo: Estabilidade térmica superior e resistência à água, suportando temperaturas entre 150°C e 200°C; boa aderência e resistência ao desgaste. Bastante popular em mancais de rolamento e sistemas expostos a altas temperaturas e umidade.
- Graxa com Aditivos de Grafite ou Dissulfeto de Molibdênio: Contém lubrificantes sólidos que resistem a temperaturas extremas (acima de 300°C em alguns casos) e protege contra desgaste severo em condições de carga elevada e calor intenso. É ideal para engrenagens abertas, correntes e acoplamentos submetidos a altas pressões e temperaturas, por exemplo.
Mas e no contexto industrial?
Agora, se estivermos falando de motores e componentes industriais sujeitos a altas temperaturas – o ramo de serviço aqui da ServiLub – a resposta varia um pouco, apesar de manter princípios semelhantes.
Damos aqui ênfase a graxas que suportem não apenas o calor extremo, mas também as condições específicas desse tipo de aplicação, como vibrações, cargas pesadas e exposição a contaminantes (poeira, água, etc.).
Para motores e maquinários industriais que operam em altas temperaturas, a graxa de poliureia sintética é uma das mais confiáveis, especialmente em motores elétricos e rolamentos de alta rotação. Já para aplicações que incluem cargas extremas, vibração constante ou exposição a contaminantes, uma graxa com aditivos sólidos, como o dissulfeto de molibdênio, pode ser indispensável.
A nossa sugestão aqui é a SKF LGET 2 – uma graxa baseada em óleo fluorado sintético com espessante PTFE. Esse é um produto da linha SFK com a qual trabalhamos aqui na ServiLub – e que você pode adquirir ainda hoje. Desenvolvida com uma fórmula avançada, ela oferece proteção e desempenho superior mesmo em altas temperaturas, além de:
- resistir a temperaturas de até 260°C
- ter excelente resistência à oxidação e à corrosão, dois fatores cruciais para a longevidade e a performance de motores industriais
- proteger contra efeitos de ambientes agressivos, como aqueles com gases reativos ou oxigênio de alta pureza.
As melhores graxas para altas temperaturas da SKF também são ideais para motores elétricos, sistemas de ventilação e exaustão, bombas de vácuo, sistemas industriais pesados e fornos.
E quanto à graxa branca?
A graxa branca é também um dos tipos sintéticos de graxa utilizados na lubrificação e aplicação de inúmeros motores industriais. Ela também pode entrar nessa história se estiver ao seu fácil alcance, mas a sua aplicação em altas temperaturas é bem mais limitada. Ela é geralmente formulada para atender a demandas específicas, como:
- Lubrificação em ambientes limpos (por exemplo, na indústria alimentícia e farmacêutica);
- Situações que requerem resistência moderada ao calor (até cerca de 120°C a 150°C, dependendo da formulação);
- Proteção contra corrosão e oxidação, especialmente em máquinas de ambientes úmidos ou cujos componentes estão expostos a condições adversas de impacto mecânico, como engrenagens e bombas.
Mas calma. Se você ainda tem dúvidas, não há nada melhor do que contar com profissionais para ajudá-lo a escolher o produto ideal para o seu motor ou maquinário. E você está no lugar certo para isso!
Nós podemos ajudar! Conte com a ServiLub para adquirir vários tipos de graxa de qualidade com 100% de garantia
Com mais de 20 anos trabalhando no setor industrial, a nossa equipe dispõe de profissionais que garantem um bom resultado no trabalho que oferecem!
Especializada na prestação de serviços de manutenção e lubrificação industrial, a ServiLub pode lhe fornecer um tratamento preventivo para os seus motores, que inclui o suprimento de:
- Graxas brancas;
- Graxas para altas temperaturas;
- Graxas sintéticas;
- Graxas para extrema pressão;
- E muitos outros tipos de graxa – veja o nosso catálogo completo aqui!
Entre em contato pelo email comercial@servilub.com.br ou faça uma ligação para o número (27) 3256-1025 para agendar uma conversa conosco! Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas ou quotar um orçamento.